A Vasconcelos Corretora somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site. Para melhorar a sua experiência com nossos canais canais e serviçis, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade
ATENDIMENTO:
Vandalismo
Postado em 24/08/2021
Atos de vandalismo são cobertos por seguro de veículos?
Primeiro vamos ver a definição de Vandalismo.
Vandalismo[1] é a ação de destruir ou danificar uma propriedade alheia de forma intencional, seja esta pública ou privada, geralmente sem motivo aparente ou com o propósito de causar danos/ruína.
O termo inclui danos à propriedade, como grafite ou pichação e desfiguração direcionada a uma propriedade sem a permissão do dono.
Este comportamento era atribuído aos povos vândalos, pelos romanos, em relação a destruição cruel ou deterioração de qualquer coisa bela ou venerável.
Os Seguros não cobrem danos decorrentes de atos de vandalismo, seja ele de automóvel, empresarial, condomínio, residencial etc.
Nas condições Gerais dos seguros, no item “Exclusões” consta a inexistencia de cobertura de danos decorrentes de atos de vandalismos, como transcrevo a seguir.
"Atos de hostilidade ou de guerra, rebelião, insurreição, revolução, confisco, nacionalização, destruição ou requisição decorrentes de qualquer ato de autoridade, de fato ou de direito, civil ou militar, e, em geral, todo e qualquer ato ou consequência dessas ocorrências, bem como não responderá, ainda, por prejuízos direta ou indiretamente relacionados com ou para os quais, próxima ou remotamente, tenham contribuído tumultos, motins, arruaças, greves, lockout, atos de vandalismo, saques e quaisquer outras perturbações da ordem pública, inclusive os ocorridos durante ou após o evento"
Na maioria das vezes o consumidor desconhece que há esta exclusão, e este desconhecimento em alguns casos o motiva ir com seu veículo de encontro com uma passeata, uma manifestação, ocasionando assim a ira dos manifestantes que em revolta passam a agredir o veículo.
Em discussão no trânsito estes danos também ocorrem, sendo os mais comuns, os causados por motociclistas,
É também considerado vandalismo os danos causados aos veículos quando estacionados, tem suas portas riscadas, afundadas por chutes, danificadas por giz por alunos etc.
Lembrem-se - SEGURO... SÓ COM UM CORRETOR DE SEGUROS
Wikipédia [1]
Vasconcelos Corretora de Seguros - Todos direitos reservados - 2018